Translate to Arabic Translate to Bulgarian Translate to Simplified Chinese Translate to Traditional Chinese Translate to Croatian Translate to Czech Translate to Danish TTranslate to Dutch Translate to English Translate to Finnish Translate to French Translate to German Translate to Greek Translate to Hindi Translate to Italian Translate to Japanese Translate to Korean Translate to Norwegian Translate to Polish Translate to Portuguese Translate to Romanian Translate to Russian Translate to Spanish Translate to Swedish
Download this Cross-Cultural Communication Tool from Get International Clients

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Sua História e a das Abelhas



Às vezes eu sinto que estamos muito sós, neste mundo com a pesada tarefa de ter de consertar tudo o que está errado.
Você também, às vezes, se sente impotente para melhorar sua vida, sua casa, sua cidade, sua família, seu mundo, etc, etc , etc? 
Se a sua história é parecida com minha, vou lhe um contar um incidente bem simples, que aconteceu, e que me fez mudar muito.
Certa vez, fui visitar um apiário (onde se criam abelhas). Era pleno verão e eu, andando entre fileiras de casas de abelhas, ouvira um zumbido regular e constante, como se fosse o mar batendo na praia, em ondas e ondas. Perguntei que zumbido era aquele e o dono do sítio respondeu que eram as abelhas exaustores. Sim, senhor: abelhas exaustores! Em cada colmeia há um verdadeiro exército de abelhas, cuja única razão de existir está em limpar o ar que a comunidade de abelhas respira.
Conforme o tamanho da colméia, podem ser milhares de abelhas, de cabeça virada para dentro da colmeia, e com as asas batendo, em altíssima velocidade. Assim, "puxam" para fora da colméia o ar "usado" ao mesmo tempo que puxam para dentro o ar limpo. É assim, pois, que cada colmeia dispõe de ar condicionado: pelo trabalho incansável destas benditas abelhas-exaustores.
E é também pelo seu trabalho que o mel das outras abelhas tem aquele perfume e gosto perfeitos.
E eu, cá com meus botões, imagino o que possa passar pela cabeça de cada uma daquelas abelhas-exaustores... que ninguém dá atenção a ela, que seu trabalho é inútil, afinal o que é que uma única pobre abelha-exaustora pode fazer pelo ar de uma colmeia inteira de abelhas?
Uma pobre abelha... e eu, um todo poderoso visitante de um sítio com milhares de colmeias, cada colmeia com milhares de abelhas, feitas as contas, somos muito parecidos. Nós dois, a abelha e eu, temos momentos de exaustão, de desânimo. Mas imediatamente nos aparece uma ideia salvadora, que torna a pôr cada coisa no seu devido lugar. Ninguém, sozinho, pode fazer alguma coisa. Mas, em compensação, ninguém, jamais, está tão sozinho a ponto de não ter forças para nada. Sempre, em qualquer condição, na colmeia, em casa, no trabalho, aparece alguém disposto a bater as asas, ao nosso lado, no esforço de limpar o ar poluído deste mundo. Limpá-lo da poeira, do medo, da dúvida, da falta de coragem, da falta de fé...